Noticias

SAÚDE

Hospital e Maternidade São Joaquim comemora 32 anos em Franca

Redação Portal de Franca
22/10/2022 12:00

O São Joaquim Hospital e Maternidade completou, no dia 18 de outubro, 32 anos de uma história que começou em 1990, quando um grupo de médicos francanos se uniu para dar forma ao novo hospital da cidade, que contava ainda com um plano de saúde próprio.

Em dezembro de 1999, com a estabilização do número de usuários de planos de saúde, a Unimed Franca adquiriu o São Joaquim para melhorar o atendimento. Então, de um dia para o outro, de dez mil clientes e cinquenta médicos, o hospital passou a atender uma população de, aproximadamente, noventa mil pessoas, contando com um corpo clínico de 240 médicos.

Passado e presente

Não existe futuro sem passado. É através da história que se consolidam os resultados, sejam eles negativos ou positivos. No São Joaquim Hospital e Maternidade essa história fez parte de inúmeras outras, entre elas, a do Dr. Paulo Sergio Faleiros, médico gastroenterologista que atualmente é Diretor de Administração Hospitalar.

“Sou médico cooperado da Unimed de Franca desde 1976. Fui diretor presidente por três mandatos e ocupei vários outros cargos administrativos em diversas gestões até chegar à administração hospitalar do São Joaquim. Participei ativamente da compra do hospital e poucos meses depois assumi a presidência da Unimed Franca, ficando responsável por unir os médicos cooperados na missão de abraçar a novidade. Juntos, pagamos rapidamente as prestações, equipar adequadamente o hospital e construir os CTI´s adulto e infantil. É emocionante e grandioso o que se consegue quando ocorre união entre as pessoas!”, conta Dr. Paulo Sérgio.

O dia a dia de um hospital é diferente de tudo que estamos acostumados, afinal, é por ali que os sentimentos mais extremos se confundem entre a alegria da chegada de uma nova vida e a perda de uma pessoa querida. “A vivência dentro de um hospital traz experiências inesquecíveis quase todos os dias. Ninguém fica insensível às dores e dramas que se apresentam com frequência”, comenta o médico. E a pandemia foi um momento marcante na história de muitos.

“Nos anos da pandemia, todas estas situações tinham números superlativos e se desenrolavam com grande rapidez. A situação era tão incerta que nós, da diretoria hospitalar e lideranças de diversos setores do hospital, fazíamos uma reunião diária, presencial, para determinar as condutas e as providências necessárias para as próximas 24 horas. Não se arriscava planejamentos por tempo maior, tal a rapidez das mudanças do cenário. Ora havia uma ameaça de desaparecimento de algum medicamento primordial do mercado, ora o contingente de pessoas da área assistencial estava muito baixo devido à quantidade de profissionais doentes. Isso fora a necessidade de isolar novas alas do hospital para atendimento de pacientes com Covid-19. Esta experiência, para mim e para muitos outros foi, sem dúvida, a mais impactante e inesquecível”, desabafa Dr. Paulo Sérgio.

Futuro

Desde 2003, o São Joaquim Hospital e Maternidade participa do processo de Acreditação Hospitalar, a fim de promover a qualidade e a segurança dos cuidados assistenciais aos seus clientes, por meio de padrões e requisitos definidos pela ONA e reconhecidos internacionalmente. Além da acreditação ONA, o São Joaquim conta com a aprovação do Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC), tem o selo Ouro da Unimed Brasil em Hospital de Sustentabilidade e é reconhecido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) como Hospital Sentinela.

Em 2021 e 2022, o hospital foi citado entre os 50 melhores pela Worlds Best Hospitals, pesquisa realizada pela publicação norte americana Newsweek em parceria com a empresa de coleta de dados Statista Inc., que revelou os melhores hospitais do mundo.

“Atualmente, há necessidade de ampliar ainda mais o tamanho do hospital para melhor atender ao crescente número de clientes do nosso plano de saúde Unimed, assim como os outros clientes da cidade e região que nos procuram. Essa ampliação já está aprovada e deve começar no próximo ano. A construção de um prédio anexo terá onze andares e isso é motivo de orgulho para nós”, finaliza Dr. Paulo Sérgio.

Foto: Reprodução