Noticias
CALOR
Com 37,4°C, capital registra maior do ano e 2ª maior temperatura em 77 anos
02/10/2020 19:18
De acordo com as medições da estação meteorológica automática do Inmet-Mirante de Santana, a temperatura máxima desta sexta-feira (02), foi de 37,4°C, valor registrado perto das 15h, superando as máximas de 37,1°C registradas nos dois últimos dias.
Assim, foi a maior temperatura do ano e a 2ª maior temperatura da série histórica das medições do Inmet no Mirante de Santana na Capital Paulista, as quais datam de 1943. O recorde de temperatura máxima absoluta para a Capital (considerando o Mirante de Santana como referência de comparação) ainda é de 37,8 °C em 17/10/2014 (vide Tabela 1).
Na estação automática do Inmet localizada na zona sul de SP no Sesc-Interlagos a temperatura máxima também foi a maior do ano com 38°C (superando os 37,4°C de ontem) e se torna a maior temperatura para aquela estação inaugurada recentemente em março de 2018. A causa do intenso calor que assola grande parte do território brasileiro, nos últimos dias especialmente as áreas entre SP e o MS é um persistente bloqueio atmosférico que se instalou na área central do Brasil.
Os ventos subsidentes (movimentos de cima para baixo) em níveis médios até a superfície vão intensificando de dia para dia as condições de tempo quente (máximas acima dos 40°C) e a baixa umidade (valores inferiores a 15%). Temperaturas caem no centro-sul e leste do estado, mas calor retorna com força na segunda-feira A rápida passagem de uma frente fria é prevista durante este final se semana pelo leste do estado, o que provocará a mudança dos ventos que passam a soprar com rajadas de sudeste.
O aumento de umidade cria condições para pancadas isoladas de chuva, especialmente nas áreas do centro-leste e nordeste de SP. Na capital SP a temperatura despenca e deve variar entre 16°C a mínima e máxima não passando dos 22°C no fim de semana.
No norte e sobretudo noroeste de SP em direção ao estado de MS e Brasil Central o calor continuará intenso, ainda com condições para recordes de temperatura histórica, que se prolongam na próxima semana. Mudança de padrão atmosférico é esperado a partir de meados da próxima semana, com gradual aumento de umidade, que virá dos ventos de noroeste amazônicos que começam a ficar mais úmidos nesta época do ano, e de uma frente fria do sul do País.
Chuva mais regular e mais generalizada é prevista a partir da próxima quinta-feira e sobretudo a partir da sexta-feira 09/10 quando o padrão de bloqueio atmosférico deve ser rompido e a umidade alcança também parte do centro e Sudeste do País.
Franca
Nesta sexta-feira (2) máxima chegou a 38°C de acordo com os dados do Inmet. A previsão é de mais calor para este sábado (3) e os termômetros podem marcar 39°C. Não há previsão de chuva para a cidade no fim de semana.
Foto: Reprodução