Noticias

INVESTIMENTO

Sesc Franca será inaugurado no dia 28 de novembro

Redação Portal de Franca
31/10/2024 08:26

Uma das cidades mais importantes da região nordeste do estado de São Paulo pela sua produção cafeeira e de calçados, abrigará a mais nova unidade do Sesc São Paulo.

No dia 28 de novembro, aniversário de 200 anos do município, será inaugurado o Sesc Franca. Localizado no número 3071 da Av. Doutor Ismael Alonso Y. Alonso, o edifício de 35 mil metros quadrados de área construída contará com os principais programas do Sesc e terá capacidade de atender até 2,5 mil pessoas por dia.

O Sesc Franca oferecerá à população uma extensa programação e serviços, e espaços como teatro que terá um dos maiores palcos da rede Sesc no estado, espaço expositivo, biblioteca, espaço de brincar, espaço de tecnologias e artes, praça e uma área de convivência. Em alusão à geografia de Franca, a cidade das três colinas, o público também poderá assistir a espetáculos e intervenções em um ambiente cujas escadas servirão de plateia.

Para o lazer e práticas corporais e esportivas, haverá sala de ginástica multifuncional, ginásio poliesportivo, duas quadras de areia, um campo de grama sintética e três piscinas para cursos e uso recreativo de adultos e crianças, incluindo uma piscina semiolímpica coberta.

Os frequentadores poderão desfrutar de momentos de descanso no deck e no solário e contemplar a natureza e a paisagem urbana no terraço, com vista panorâmica da cidade. A unidade ainda contará com clínica odontológica, composta por três consultórios, cafeterias, estacionamento e vagas para bicicleta. Todo o edifício conta com equipamentos de acessibilidade.

Ao entregar sua nova unidade na cidade de Franca, o Sesc reafirma seu compromisso com a sociedade em promover o desenvolvimento integral dos indivíduos, tendo a educação como eixo transversal e permanente. A iniciativa apoia-se nas experiências acumuladas pela instituição ao longo de seus 78 anos, voltadas à sua missão de buscar a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, seus familiares e da comunidade em geral. São esforços que se efetivam numa ampla programação com apresentações, cursos, encontros, vivências, entre outras propostas voltadas, essencialmente, ao exercício da cidadania” destaca o diretor regional do Sesc São Paulo, Luiz Deoclecio Massaro Galina.

Agora são 43 unidades em operação em todo o estado, distribuídas pela capital, região metropolitana, interior e litoral. A chegada em definitivo a Franca faz parte do plano de expansão da rede que, até 2033, prevê mais nove unidades, incluindo as cidades de Limeira, Marília e São Bernardo do Campo, além dos bairros de Pirituba, São Miguel Paulista e Sapopemba, na capital.

Conceito

O projeto arquitetônico idealizado pelo consórcio dos escritórios SIAA e Apiacás privilegia os espaços de encontro e o contato contínuo com as áreas livres.

A proposta possibilita aos frequentadores maior fluidez entre os pavimentos e a observar o que acontece em diferentes ambientes, simultaneamente, de qualquer ponto do edifício. Partindo de uma visão urbana e ambiental, o edifício propõe uma interação com o seu entorno. Da área verde municipal vizinha à avenida que dá acesso.

Para o terreno com grande declive, optou-se pela utilização de estacas raiz para as estruturas de fundação e a escolha por deixá-las à vista do público segue uma proposta pedagógica, de uma arquitetura capaz de explicitar o modo como foi construído.

Edifício sustentável 

O projeto adotou os preceitos de edificação verde e sustentável. A unidade contará com sistemas de captação e reuso de água, torneiras e mictórios com fechamento automático e aquecimento solar para os chuveiros e piscinas, garantindo o uso racional dos recursos naturais.

O circuito inteligente de iluminação vai contribuir para maior eficiência energética. O edifício contará com uma rigorosa gestão de resíduos, incentivando a coleta seletiva e a redução do desperdício. As áreas verdes da praça, jardins e espaço de convivência, utilizam espécies nativas da região que contribuem para a preservação da flora local e a melhoria da qualidade ambiental.

Acessos 

A unidade terá dois principais acessos para o público. Para quem for de carro, moto ou bicicleta, a entrada será sempre pela Av. Dr. Ismael Alonso Y. Alonso. O acesso de pedestres se dará também pela Rua Rio Grande do Sul.

PROGRAMAS DO SESC PARA FRANCA E REGIÃO

As unidades do Sesc são conhecidas por oferecer atividades aos públicos de qualquer idade, e o Sesc Franca não será diferente.

Cada espaço é pensado para o acolhimento das pessoas de forma segura e confortável. A unidade de Franca integra, de forma harmoniosa, a diversidade das atividades desenvolvidas pelo Sesc e o resultado é um espaço arquitetônico vibrante.

Os Programas do Sesc são divididos em cinco áreas: Cultura, que contempla as programações de música, teatro, dança, circo e cinema, as exposições artísticas, e ainda as ações voltadas para a promoção e o incentivo da leitura e a formação de leitores, com bibliotecas como espaços de convivência com acervo de obras disponível para consulta e empréstimo.

Na área da Educação não formal, as ações são voltadas para a sustentabilidade, com encontros, vivências, oficinas e cursos, para a acessibilidade, com foco na ação educativa e inclusiva, visando diminuir barreiras e combater o preconceito, e para a valorização social, com ações educativas para a inclusão produtiva de pessoas e grupos, difundindo saberes e habilidades.

Em Saúde, o Sesc busca estimular a adoção de estilos de vida saudáveis, como na alimentação; na educação em saúde para a promoção do bem-estar e prevenção de doenças; na atenção à saúde bucal para além das atividades das clínicas odontológicas, com ações educativas, e no cuidado terapêutico.

Na área de Lazer, o trabalho em desenvolvimento físico-esportivo visa estimular e ampliar as experiências relacionadas aos esportes e às atividades físicas por meio de programas, campeonatos, torneios e recreações; e em turismo social, voltado à realização de vivências para estimular o contato dos participantes com as diversas realidades social, cultural e ambiental, por meio de viagens, excursões, passeios e idas ao Centro de Férias Sesc Bertioga, no litoral paulista. A quinta área de atuação é Assistência, com trabalhos de desenvolvimento comunitário, social com grupos, em segurança alimentar e apoio social.

No Sesc Franca o público terá acesso a todos esses programas e a uma parcela do Acervo Sesc de Arte, que estará exposto de forma permanente em diversos espaços como uma ação cultural e educativa em artes visuais. As obras que compõem o acervo sugerem aos visitantes, relações expressivas com a arquitetura, podendo ainda integrar mostras temporárias em outros contextos expositivos.

Partindo da premissa de que o acesso à água potável é um direito humano fundamental e de todos, essencial à vida, desde 2020 o público que frequenta as unidades do Sesc em todo o estado encontra, gratuitamente, água segura para o consumo nos bebedouros e purificadores na ação Água de Beber.

O frequentador do Sesc Franca que quiser levar a sua garrafa, poderá se servir à vontade. A iniciativa integra um programa educativo da instituição bem mais abrangente, que é o Lixo: Menos é mais, a qual promove experiências e reflexões voltadas à educação para a sustentabilidade.

OS ESPAÇOS DA NOVA UNIDADE

Área de Convivência: dedicada ao acolhimento dos públicos, propicia momentos de descanso e atividades praticadas livremente.

Central de Atendimento: informações sobre a programação, como participar das atividades e ter acesso aos serviços do Sesc, tirar dúvidas e como emitir a Credencial Plena. O atendimento será mediante agendamento prévio, realizado no aplicativo Credencial Sesc SP.

Loja Sesc: ponto de venda das publicações, CDs, DVDs e linhas de produtos exclusivas que se referem às ações do Sesc, à arquitetura de seus espaços e ao Acervo Sesc de Arte.

Praça: ampla área livre, de convivência externa, com bancos e ambientes sombreados.

Espaço Expositivo: para receber exposições de diversas linguagens artísticas, com ênfase nas artes visuais. Por ser modular, pode ser integrado à Área de Convivência durante eventos especiais.

Biblioteca: cerca de cinco mil títulos de literatura, artes e ciências humanas disponíveis para empréstimo e consulta local, além de jornais e revistas. No espaço acontecem encontros com escritores, mediações de leitura e contações de história, incluindo atividades infanto-juvenis, mesas de estudo e área de estar.

Espaço de Brincar: neste ambiente lúdico de acolhimento a bebês e crianças de até seis anos de idade com seus adultos de referência, o público é convidado a vivenciar novas experiências, descobertas e desafios com uma programação diversa.

Espaço de Tecnologias e Artes: misto de ateliê, laboratório e lugar de aprendizado, o espaço oferece programação de cursos e oficinas em tecnologias e artes visuais.

Salas de Múltiplo Uso: cursos, oficinas, vivências e aulas abertas das mais diversas técnicas manuais e artesanais são oferecidos nesses espaços, voltados ao desenvolvimento sociocultural. 

Teatro: com 370 lugares, o espaço é destinado a apresentações musicais e cênicas, exibições de filmes, seminários, palestras, encontros e outras atividades formativas. A programação se pauta pela diversidade e contempla produções locais, nacionais e internacionais. Um espaço versátil com dupla boca de cena, cujo palco foi projetado para ser voltado também para o ginásio poliesportivo e receber os grandes eventos para até duas mil pessoas,

Sala de Ginástica: espaço onde é desenvolvido o Programa de Ginástica Multifuncional, a GMF, que promove habilidades motoras e capacidades físicas de forma integrada e equilibrada. 

Ginásio Poliesportivo: com 1.500 metros quadrados, o ginásio é destinado à prática de esportes, adaptados ou não, como futsal, basquete, voleibol, handebol, entre outras, além de recreações esportivas, vivências e aulas abertas.

Quadras Externas: são duas quadras de areia e um campo de grama sintética para práticas físico-esportivas.

Piscinas: o Programa de Atividades Aquáticas inclui cursos de condicionamento físico e práticas em uma piscina semiolímpica coberta, e recreação em outras duas piscinas descobertas, adulto e infantil. Todas aquecidas. Para frequentar é necessário estar em dia com o credenciamento e o exame dermatológico. Anexo às piscinas estão os vestiários.

Solário: situado junto às piscinas externas, o espaço foi projetado para o público ter um momento de descanso, antes ou após o lazer aquático.

Comedoria – Cafeteria: com área interna e jardim, o espaço oferece opções de alimentação adequada e saudável, com ingredientes brasileiros e contemporâneos que valorizam o consumo consciente de refeições, cafés e acompanhamentos. Acessibilidade: Cardápio em Braile com Fonte Ampliada.

Comedoria – Café do Teatro: com um cardápio de bebidas quentes e frias, salgados, doces e bomboniere, o espaço funciona de acordo com a programação do Teatro e oferece preparações saudáveis, contemporâneas e brasileiras, valorizando a diversidade alimentar da região. Acessibilidade: Cardápio em Braile com Fonte Ampliada.

Odontologia: o espaço de Saúde Bucal do Sesc Franca contará com três consultórios, sendo um para tratamentos especializados e dois para atendimentos em geral. Todos dotados de equipamentos da mais alta tecnologia. O atendimento é exclusivo aos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo credenciados no Sesc, e dependentes.

Estacionamento: com 145 vagas para carros, sendo oito destinadas a veículos de baixa emissão, três para veículos elétricos com pontos de recarga e espaços reservados para pessoas com deficiência, gestantes e idosas. Todas no subsolo.

Paraciclo: 82 vagas para bicicleta, todas no subsolo. O uso é gratuito e é necessário trazer um cadeado próprio.

Vão Livre: O público que for ao Sesc Franca vai encontrar um espaço, que faz referência à geografia da região. Duas escadas opostas simbolizam as colinas com um ponto de encontro que faz alusão ao vale que as separam. O espaço, de circulação de pessoas, servirá também para a realização de espetáculos e intervenções artísticas, com as escadas servindo de arquibancada.

A PRESENÇA DO SESC EM FRANCA

Com uma trajetória de mais de 78 anos, o Sesc vem expandindo suas unidades e desenvolvendo programas inovadores que reinventam, constantemente, as estratégias de promoção do bem-estar social das famílias de empregados do comércio de bens, serviços e do turismo.

A relação do Sesc com Franca é histórica e começou entre os anos de 1940 e 1950, no antigo Centro Social Armandinho Seabra, onde oferecia serviços de saúde e assistência aos trabalhadores do comércio local.

Após o fechamento do Centro Social, o Sesc doou os gabinetes odontológicos para a Associação Comercial e Industrial de Franca. A partir de 1965, o Sesc passa a circular por todo o estado com as Unidades Móveis (Unimos), promovendo programas culturais, recreativos e esportivos, até 1976. Nos últimos anos, o Sesc marcou presença em Franca com projetos de itinerância diversa, como a Mostra Sesc de Artes, o Dia do Desafio e, mais recentemente, o Circuito Sesc de Artes.

CREDENCIAL PLENA

É um benefício exclusivo para trabalhadores das empresas do comércio de bens, serviços e turismo. Empregado com registro em carteira profissional, funcionário temporário, estagiário, jovem aprendiz, desempregado há até dois anos ou aposentado que atuou em restaurantes, bares, farmácias, lojas, supermercados e atacadistas, empresas de telemarketing, hospitais, hotéis, universidades, escolas particulares, escolas de idiomas e diversas outras empresas, têm direito. 

A Credencial é gratuita, tem validade de até dois anos e pode ser utilizada nas unidades do Sesc em todo o Brasil. O benefício se estende aos familiares e a Credencial Plena pode ser emitida em qualquer unidade do Sesc ou on-line, via aplicativo Credencial Sesc SP no smartphone ou tablet (sistema Android ou iOS) ou acessando o site Central de Relacionamento.

Foto: Divulgação