Noticias

FISCALIZAÇÃO

Ipem-SP realiza “Operação Alô Doutor” para verificar produtos hospitalares e cirúrgicos

Redação Portal de Franca
15/10/2024 21:54
O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, e órgão delegado do Inmetro, que tem como objetivo a proteção para o consumo, realizou na segunda-feira, 14 de outubro, operação especial para fiscalizar em laboratório produtos hospitalares e cirúrgicos, como lençóis descartáveis, produtos para assepsia (álcool 92% e 70%, gaze, atadura, e curativos), água oxigenada 10 volumes, luvas cirúrgicas, algodão, suturas, fios cirúrgicos, toalhas de papel, fitas cirúrgicas, entre outros produtos.
 
Ao todo foram verificados 16 produtos e encontradas irregularidades em 3 (19%). As avaliações aconteceram simultaneamente em três laboratórios do instituto, entre eles, na capital, Bauru e Campinas.
 
Acesse a tabela com os produtos verificados https://www.ipem.sp.gov.br/images/pdf/OpAloDoutor2024resultado.pdf
 
O objetivo da operação foi conferir se a quantidade do conteúdo do produto pré-medido (embalado, medido e pesado sem a presença do consumidor) é a mesma indicada na embalagem, mantendo a vigilância de mercado.
 
No ano passado, na mesma operação, foram verificados 17 produtos e encontradas irregularidades em 6 (35%). As avaliações aconteceram simultaneamente em três laboratórios do instituto, entre eles, na capital, Bauru e São Carlos.replica uhren
 
Representantes das empresas fiscalizadas foram previamente convidados a presenciar a análise. A imprensa também pode acompanhar o trabalho nos laboratórios.
 
As empresas autuadas pelo Ipem-SP têm dez dias para apresentar defesa ao órgão, que define, então, as multas. De acordo com a lei federal 9.933/99, as multas podem variar entre R$ 100 e R$ 1,5 milhão.
 
Foto: Divulgação