Noticias
SAÚDE
Saúde faz campanha de prevenção ao câncer bucal em parceria com Unifran
Redação Portal de Franca
08/05/2024 17:59
08/05/2024 17:59
O mês de maio, chamado 'Maio Vermelho' é dedicado à conscientização e prevenção ao câncer bucal. Por isso, a Secretaria de Saúde, em parceria com a Universidade de Franca (UNIFRAN) fará palestras e ações nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), com foco na importância do autoexame.
“É uma ação conjunta entre os profissionais do setor de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde e os da Disciplina de Diagnóstico Odontológico Integrado do Curso de Odontologia da Unifran”, disse Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde.
De acordo com ela, quem frequenta as Unidades Básicas de Saúde, poderá agendar avaliações com os dentistas das unidades.
O profissional fará a avaliação e passará as orientações necessárias sempre com o foco na prevenção e detecção precoce do câncer bucal, assim como orientar sobre fatores que predispõem para aparecimento de lesões bucais.
Nesta quinta-feira, 9, haverá palestra no anfiteatro do Curso de Odontologia da UNIFRAN sobre o Câncer de Boca, às 13 horas. É um curso de educação continuada para as equipes de saúde bucal.
No dia 21, das 9 às 11 horas, dentistas presentes nas unidades juntamente com alunos do curso de Odontologia da Unifran realizarão exames nos usuários
Já no dia 23, das 8 às 11 horas, os estudantes serão divididos em dois grupos, sendo que um deles ficará no Terminal Central de Ônibus, distribuindo panfletos relativos à campanha, enquanto o outro ficará na praça central, junto do Odontomóvel, para orientação de autoexame bucal e encaminhamento para avaliação, junto aos profissionais da rede presentes no local.
Enfrentamento da cárie
Paralelo à campanha, a Secretaria de Saúde segue com ações de combate a cárie dental e outros problemas bucais em crianças e adolescentes das escolas, EMEBs e creches do município. As ações são desenvolvidas dentro do Programa de Saúde na Escola (PSE), em parceria com a Secretaria de Educação e Universidade de Franca.
Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, disse que o objetivo destas ações é realizar o diagnóstico precoce dos principais problemas bucais, orientar sobre o uso e importância da escovação e promover a realização do Tratamento Restaurador Atraumático e outras técnicas minimamente invasivas nas dependências da própria escola.
“As ações são realizadas obedecendo um cronograma de visitas às escolas, juntamente com profissional da unidade básica de referência dentro do território a que a escola pertence”, disse Waléria. Em 2023, cerca de 4 mil alunos da rede foram atendidos.
Com estas ações, o município consegue promover a Educação em Saúde Bucal, realizar diagnósticos precoce e oferecer os cuidados dentro do ambiente escolar. “Isso facilita a vida dos familiares que, na maioria das vezes, não têm tempo, devido ao trabalho, de levar a criança até as unidades básicas. Só vão no momento da dor.
Com esse projeto, o cuidado é realizado de maneira preventiva, educativa e curativa, evitando o avanço e agravo dos problemas bucais”, finalizou.
Foto: Divulgação