Noticias

SÍMBOLO HISTÓRICO

Estátua do ‘Garimpeiro’ ganha máscara contra covid-19 em Patrocínio Paulista

Redação Portal de Franca
07/05/2020 17:33

Um dos principais símbolos históricos da região e em especial para a cidade de Patrocínio Paulista. A estátua do “Garimpeiro” ganhou a partir desta quinta-feira (7) uma máscara de proteção contra o coronavírus (Covid-19).

A iniciativa tem como finalidade orientar a população sobre a importância da prevenção já que a partir de hoje o uso de máscaras se tornou obrigatório em todo Estado por ordem do governador, João Doria.

Localizada bem na entrada da cidade com aproximadamente 15 mil habitantes, o ‘’Garimpeiro’’ chama atenção de qualquer pessoa que chega ao município e é justamente com esse objetivo de despertar cada cidadão seja, morador ou visitante, sobre a necessidade do uso do acessório de proteção contra a doença.

Além de cumprir com a missão de resgatar a história, o monumento que agora recebeu a máscara que cobre a boca e o nariz também cumpre o papel de informar e estimular a comunidade que siga as recomendações dos órgãos de saúde como, por exemplo, Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde (OMS).

Ainda de acordo com a Prefeitura, até o momento a cidade tem três casos confirmados de Covid-19 e a preocupação é grande devido ao avanço da doença em todo Brasil.

‘Cidade do Diamante”

Patrocínio Paulista é conhecida como a cidade do Diamante. A origem da população além das tribos caiapós, que viviam nessas terras no tempo das entradas dos Bandeirantes e dos mineiros a caminho de Goiás e também nesta região a exploração de diamantes, os garimpeiros adventícios que foram os primeiros que povoaram a cidade, por volta de 1830.

Naquele tempo quase sertão, era em grande maioria, mineiros e em partes paulistas. Após a libertação dos escravos, foi colonizado também por poucos estrangeiros, como os italianos, espanhóis e portugueses.

Com esses garimpeiros nasce o “Garimpo do Sapucaí”, nome não oficial, mas que se manteve por muitos anos, até o crescimento do povoado (1874), logo foi chamado de “Nossa Senhora do Patrocínio de Sapucaí”.

Em 1885 o nome foi reduzido para “Vila do Patrocínio do Sapucaí”, depois município de “Patrocínio do Sapucaí”. E foi no dia 1° de janeiro de 1949 que foi denominado Patrocínio Paulista. Há séculos a região era abundante de matas virgens, pela fertilidade de suas terras irrigadas pelos córregos e rios, era chamado de “um verdadeiro paraíso terrestre”.          

O município é considerado a terra do diamante, foi no rio Santa Bárbara e no rio Sapucaizinho outrora chamado de córrego do Patrocínio, rios que cortam o município que apareceram os garimpos de diamantes.

Seus relevos topográficos estão configurados como ‘Planalto Paulista’, formado por ondulações de colinas em 90% das áreas, sendo os 10% restantes marcados por serras. Patrocínio Paulista faz divisas com: Franca, Ibiraci, Capetinga, Itirapuã, São Tomas de Aquino, Altinópolis e Batatais.

Leia mais 

- ACIF planeja criação de núcleo de desenvolvimento de Casas de Carnes

Mais 4 casos de covid-19 e o total de confirmados chega 50 em Franca

- Franca teve 6.649 demissões e fechamento de 568 empresas, diz pesquisa da Assescofran

Fotos: Divulgação